Administração - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022

Projeto “Pet de Rua”

Projeto “Pet de Rua”

No dia 06 de outubro de 2022, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Senhor Márcio Roberto Hanus, o Secretário de Administração, o Professor Dr Osmar B. Scremin e a Estagiária do CIEE Ana P. Milanezi, reuniram se com Camila Setschuk e Taielem Strugalski, integrantes do Projeto “Pet de Rua”, em uma reunião com o intuito de analisar possíveis parcerias para a construção de um abrigo municipal e ações voltadas a retirada dos cães das ruas. Dentre a discussão fez-se o pedido as mesmas para o engajamento dos participes de projetos voltados a causa animal para que fosse organizada uma nova reunião para organizar ações e também discutir ações que possam ser realizadas entre a Administração Municipal e os movimentos que lutam pelo cuidado com os animais. Cabe salientar que a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente já fez as seguintes ações para buscar alternativas ao controle dos animais abandonados:
 Entrou em contato e visitou, no mês de Agosto de 2022, a FASA - Faculdade Santo Ângelo, para a verificar a possibilidade de realização de consultas básicas para os aninais, visto que tal instituição possui o curso de Medicina Veterinária, onde os alunos formandos poderiam realizar suas práticas com os atendimentos.
 Elaborou, juntamente com a veterinária do Município, um modelo de cadastro de animais de pequeno porte, implementar no município.
 Entrou em contato com empresas para verificar a possibilidade e a viabilidade econômica de chipagem dos animais, para a identificação dos donos e dos animais soltos.
 Realizou uma visita ao Município de Giruá/ RS, para conhecer o novo Canil Municipal, que tal município construiu para o recolhimento dos animais soltos. Nesta visita foi solicitado o projeto do mesmo, onde o a Administração de Guarani das Missões está fazendo o estudo de implantação ou não de um Abrigo Municipal.
A Administração Municipal está tomando todas as providências necessárias, porém com muito zelo, para que as medidas adotadas sejam eficientes. Cabe frisar, que as fiscalizações nos próximos meses serão intensificadas, de modo a inibir a soltura dos animais nas ruas, sendo que se identificados os donos estes poderão ser responsabilizados. Pedimos também a toda população Guaraniense que mantenha os animais de sua posse dentro de suas propriedades para que os mesmos não fiquem transitando nas ruas, pois estes podem causar acidentes e/ou atacar as pessoas. Solicitamos que se algum munícipe ver alguém abandonando animais, façam o registro com fotos, se possível, e denunciem junto a ouvidoria do município ou ligando ao número (55) 3353-1200, para que as providências cabíveis sejam adotadas.  Segue o link da ouvidoria, onde a pessoa não precisa de identificar.