Educação - Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023

PROFESSORA VINDA DA POLÔNIA É RECEPCIONADA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

PROFESSORA VINDA DA POLÔNIA É RECEPCIONADA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Pelo segundo ano consecutivo (2023/2024), através de convênio realizado entre Prefeitura Municipal e ORPEG (Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior - Ośrodek Rozwoju Polskiej Edukacji za Granicą), a professora Marzena Kowalczyk-Jassak vem para Guarani das Missões.

Professora Marzena chegou ao Brasil no dia 27 de agosto, onde até o dia 31, esteve a disposição do Governo Polonês na cidade Áurea/RS. Já no dia 04 de setembro reuniu-se oficialmente com a Administração Municipal, representada pela Primeira Dama, Nadir K. Jaskulski e pelo Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Moises Marczewski.

Além das boas vindas, foram tratados assuntos relacionados a carga horária da Professora, onde foi elaborado um Plano de Trabalho até final de maio de 2024, com em torno de 24h semanais, como acompanhamento e suporte às aulas de língua polonesa em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, aulas na Casa da Cultura Helena Carolina, contribuição com a Braspol, Rádio Aliança, entre outros. Também dentre a pauta, a Primeira Dama Nadir oficializou, em nome da Administração Municipal, o custeio (aluguel, luz, água) à Professora Marzena até o final de sua permanência em nossa cidade.

Oportunamente, reuniões coordenadas pelo Secretário Moises, estão sendo realizadas para formalização do Plano de Trabalho que envolve as Escolas Municipais e Entidades. Assim sendo, oficialmente inicia-se os trabalhos nesta segunda-feira, 18 de setembro, junto as Escolas Professor Antônio Jaskulski e Nossa Senhora Auxiliadora.

À professora Marzena, dá-se as boas vindas, deseja-se sucesso nesta sua segunda estada na Capital Polonesa dos Gaúchos.