Educação - Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024

JOVEM APRENDIZ COOPERATIVO DO CAMPO

Visando alinhar e manter a parceria em relação ao Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado durante o ano de 2023 na estrututura da EMEF Professor Antônio Jaskulski e agora, para 2024, na Escola Guaramano.

JOVEM APRENDIZ COOPERATIVO DO CAMPO

Na tarde desta segunda-feira, 19/02, o Secretário de Educação - Moises Marczewski e o Coordenador do Transporte Escolar - Nilo Kornowski, receberam o Gerente de Unidade da Coopermil, Cláudio César Porazzi, visando alinhar e manter a parceria em relação ao Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado durante o ano de 2023 na estrututura da EMEF Professor Antônio Jaskulski e agora, para 2024, na Escola Guaramano.
O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é realizado em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e ministrado pelo CooperConcórdia, destinado a jovens filhos de associados, que residam na propriedade rural e que tenham idade entre 14 e 23 anos, e que de preferência estejam cursando o ensino regular.
É importante ressaltar que, seguindo orientações do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, as aulas acontecem de forma presencial, e o aluno partícipe obrigatoriamente deve apresentar condições de deslocamento para as aulas presenciais, o que oportunamente era e continuará sendo custeado pela Secretaria Municipal de Educação de Guarani das Missões.
Segundo a Coordenadora da área de Recursos Humanos da Coopermil, Janete Sander Stochero, "o programa tem por objetivo estimular a permanência dos jovens no campo, reforçando o vínculo com o sistema cooperativo e a promoção da continuidade familiar. "
O curso iniciou suas aulas no início do mês de fevereiro de 2023, com duração de 01 ano e 07 meses. Os jovens integrantes do programa recebem bolsa auxilio mensal e vale alimentação. Atualmente são 26 alunos que integram a parceria.
Oportunamente, em 2023, os auxílios por parte do município contavam com a disponibilização a estrutura física, internet, luz, água e alimentação (almoço), além das adequações em relação ao transporte escolar, conforme as grades de aula (agradecimentos especiais a Direção da EMEF Professor Antônio Jaskulski e Equipe pelo comprometimento e auxílio).
A Administração Municipal, através da SMEC agradece a Coopermil pela iniciativa e fomento de ações que visam a importante sucessão rural, colocando-se sempre à disposição, finaliza o Secretário Moises.