Educação - Terça-feira, 12 de Setembro de 2023

HORAS CÍVICAS NAS ESCOLAS DA MUNICIPALIDADE

EMEF PROFESSOR ANTÔNIO JASKULSKI

HORAS CÍVICAS NAS ESCOLAS DA MUNICIPALIDADE

Os alunos realizaram suas homenagens à Semana da Pátria com apresentações referentes aos temas Nacional, Estadual e Municipal, com poemas, acrósticos e canções referente a diversidade cultural do nosso País.
Essa semana alusiva levou os alunos a refletir sobre patriotismo, valores, história, pertencimento, aspectos culturais, entre outros.
A semana cívica desde ano é marcada pela reflexão acerca de três temas: Nacional, Estadual e Municipal.
O tema Nacional trata do centenário de Rui Barbosa, o “Águia de Haia”, um brilhante jurista, político, diplomata e escritor brasileiro que deixou um legado de luta e justiça, liberdade e igualdade em nossa sociedade.
O tema Estadual destaca o centenário da Revolução de 1923, a Revolução Assisista ou Libertadora, sendo um momento crucial da história do Rio Grande do Sul, que nos recorda sobre a importância da luta por um país mais justo e democrático.
O tema Municipal é “Inclusão e Cidadania”, nos inspirando a promover a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde cada individuo possa exercer sua cidadania plenamente.
Portanto, somos convidados a refletir sobre o fato que nosso país é resultado de uma mistura de raças, de cores, de sabores... não existe ou não deveria existir distinção entre um ou outro brasileiro, uma vez que aos olhos de Deus e à luz da legislação somos todos iguais.
Vivemos em um país lindo por natureza, abençoado por riquezas; somos um país multicultural, povo alegre, trabalhador, mas não podemos deixar de refletir sobre os males que assolam a nossa terra, desde mudanças climáticas, resultado da ação da mossa espécie sobre tudo aquilo que deveria ser por nós cuidado, até a corrupção que enriquece alguns enquanto outros, simplesmente, sobrevivem.
A questão de igualdade não é válida então, uns tem tanto, vivem no luxo, muitas vezes às custas do trabalho dos brasileiros, e, do outro lado: hospitais lotados, educação precária, marginalidade, criminalidade, drogas...

Neste momento trazemos uma fala de Rui Barbosa homenageado no tema nacional:
De tanto ver triunfar as maldades;
De tanto ver prosperar a desonra;
De tanto ver crescer a injustiça.
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
O homem chega a desanimar-se da virtude,
A rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Esta fala nos lembra que as mazelas existem a bastante tempo nesse país, não é de hoje ou de ontem, então, talvez a solução esteja em nossas mãos, nós crianças e adolescentes que podemos fazer um futuro diferente, mais igual, mais fraterno.
O Brasil merecer ser, efetivamente, o país de todos os brasileiros! Que o orgulho de ser brasileiro exista para todos! Está em nossas mãos fazer o certo desde agora, ser honesto, cuidar da natureza, cuidar de si e do outro!
E assim, ser feliz nesta terra, Brasil, cheia de encantos e abençoada por Deus, sim!