A Administração Municipal, através da SMEC, agradece as escolas municipais e estaduais pelas conduções das Horas Cívicas realizadas de 1º a 07 de setembro. Foram vividos dias atípicos marcados por muita chuva e frio, onde oportunamente, como forma de manter os bons costumes e o próprio respeito a Pátria Amada Brasil, os cerimoniais e apresentações artísticas alusivas aconteceram junto aos educandários.
Durante este ano de 2023, refletimos como Tema Nacional, o "Centenário de Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira - O Águia de Haia". Rui Barbosa era um jurista reconhecido internacionalmente e um grande defensor do direito internacional. Ele defendia a ideia de que os conflitos entre países deveriam ser resolvidos por meio de negociação em vez da guerra. Sua presença na Conferência de Haia, ajudou a fortalecer o movimento em prol da paz e da resolução pacífica de conflitos.
Como Tema Estadual, abordou-se o "Centenário da Revolução de 1923 - Revolução Assisista." A chamada “Revolução de 1923”, também conhecida como “Revolução Assisista” ou “Libertadora”, foi objeto de diversos registros e representações visuais acerca de seus aspectos, personagens e acontecimentos.
"Inclusão e Cidadania - Ser diferente é Ser Normal", foi trabalhado como Tema Municipal, como forma de respeito, fortalecimento de elos e a importância do indivíduo fazer parte da sociedade. A inclusão da cidadania significa garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham os mesmos direitos, deveres e oportunidades na sociedade. Isso inclui pessoas com deficiência, minorias étnicas, entre outros grupos que historicamente enfrentam discriminação e exclusão social. Ser diferente não deve ser motivo para discriminação ou exclusão. Cada indivíduo tem suas características únicas e isso deve ser valorizado e respeitado. Além disso, a diversidade é importante para enriquecer a cultura e a sociedade como um todo. Ser normal também é uma construção social e pode variar de acordo com a cultura e a época. É importante que não se estabeleça um padrão de normalidade que exclua pessoas que não se encaixam nesse padrão.
A inclusão da cidadania significa aceitar e valorizar a diversidade, garantindo que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e seu lugar na sociedade, independentemente de suas diferenças.
Agradecimentos especiais às Entidades que esforçaram-se para levar ao Palanque Oficial atividades alusivas e que foram impedidas pelo mau tempo, as representações das Cooperativas, vereadores, secretários municipais, aos servidores pelas melhorias na Praça São João Paulo II. Enfim, a todos que neste momento cívico auxiliaram e prestigiaram.
Guarani das Missões