Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Aline Klucznik Coletto, Secretária Municipal de Assistência Social do Município em entrevista ao Jornal Comunicador
Assistência Social de Guarani das Missões recebe melhorias
Teve início em maio, a obra de construção de novos espaços para a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Guarani das Missões. A empresa vencedora da licitação terá até o próximo ano para finalizar o projeto que prevê, além de reforma, construção de novos espaços.
Segundo Aline Klucznik Coletto, Secretária Municipal de Assistência Social do Município, entre os destaques está a construção de sala que servirá de base para a realização das atividades dos usuários do CRAS e CREAS, compreendendo 62,9m². Além disso, será construído um novo banheiro com acessibilidade (3,8m²); área coberta (212m²); garagem (21m²) e reforma de cozinha. O investimento total ultrapassa R$200 mil. Além disso, anteriormente ao início dessa fase ocorreu outros ajustes no local como troca de grade e colocação de telhado na área de lazer. Para a Secretária, esses novos espaços e ajustes realizados e em fase de construção permitirão acesso melhorado dos usuários, com mais privacidade e acesso facilitado às dependências do local.
TRABALHO E AÇÃO DA SECRETÁRIA
A Secretária enalteceu que a Secretaria atua por meio de políticas públicas, que envolvem os serviços de gestão, execução de ações do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, atividades grupais e individuais desenvolvidas no departamento do CRAS e no CREAS. O público atendido na Secretaria de Assistência Social geralmente reporta a indivíduos e famílias que possuem Cadastro Único no município.
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, com parceria da assistência social repassa ao sistema as informações prestadas pelos munícipes.
ATENDIMENTO CREAS
O departamento do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, é uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos. São atendidas crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de maus-tratos, violência física, psíquica e sexual, negligência, exploração sexual, abandono, ameaças, discriminação em decorrência de orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.
ATENDIMENTO CRAS
O CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, é a porta de entrada da Assistência Social, local onde são oferecidos os serviços com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As pessoas também são orientadas sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e municipal.
Os atendimentos realizados no CRAS acontecem de forma grupal e quando necessário, individualizado. Os encontros acontecem toda semana, respeitando a faixa etária, e em turnos inversos aos escolares.
Levando em conta os vários serviços realizados, a Secretária enalteceu que a ampliação do espaço da Assistência Social vai abrir novas possibilidades. ‘‘Com esse projeto de reforma em andamento, conseguiremos abrir mais vagas de participantes em grupos, visto que estamos construindo mais uma sala de atendimento grupal e um saguão para atividades de recreação para os participantes dos grupos”, disse.
Nos grupos desenvolvidos no âmbito do CRAS, são trabalhados com diversas oficinas de artesanato, de produções na cozinha da diversidade, confecção de enxovais para os bebês, cursos em parceria com o SENNAR, os quais oportuniza novas possibilidades de trabalho, gerando renda e qualidade de vida para as famílias. Ainda de forma grupal, os participantes recebem orientações, e através de rodas de conversa, conseguem trabalhar o seu emocional e as dificuldades encontradas por eles no seu dia a dia.
Hoje a Secretaria de Assistência Social – CRAS e CREAS conta em sua equipe com:
*Secretária de Assistência Social (Na Gestão)
*Coordenadora do CRAS;
*Coordenadora do CREAS;
*2 Assistente Social;
*3 Psicólogas;
*1 Orientadora Social;
*1 Operacionalizante do Sistema do Cadastro Único e Programa Bolsa Família;
*1 Oficineira de Artesanato;
*2 Serventes;
*1 motorista;
Além dos atendimentos desenvolvidos nos grupos, o CRAS e o CREAS, em conjunto, também desenvolve diversas campanhas e eventos no decorrer do ano, entre elas:
* Campanha de Enfrentamento a Violência, contra crianças, adolescentes e idosos;
* Campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher;
* Campanha de Prevenção ao Suicídio;
* Campanha de combate ao abuso e exploração sexual;
* Campanha do Agasalho;
* Evento em Homenagem as Mulheres Guaraniense;
* Projeto Maria Mulher: Que é desenvolvido com os Clubes de Mães da área rural e urbana, em parceria com a EMATER;
* Projeto Mamãe Nota 10: Trabalhos desenvolvidos com a mamãe e o bebê desde o ventre materno, através de orientações, confecção de enxoval para o bebê, onde no final da gestação, a mamãe, é presenteada com um kit contendo itens de maternidade com roupas infantil, fraldas, banheira, itens de higiene e cuidados necessários aos primeiros meses de vida do Bebe, Book de fotos da gestação feito por profissional da área fotográfica, bolsa maternidade, cobertor e itens de farmácia;
* Projeto A arte De Recomeça: Que é um projeto social e terapêutico, voltado a pessoas com dependências de álcool e outras drogas, ofertados a usuários e seus familiares;
* Projeto Bem Me Quer: um projeto desenvolvido com grupo de mulheres;
* Projeto de artesanato e jogos com idosos;
* Projeto de Confraternização de Grupos Anual: atividades de comemorações, com almoços e lanches, dança, dinâmicas de vida;
* Projeto Páscoa Solidária;
* Projetos de Viagens de confraternização e encerramento do ano;
A Secretária finaliza enaltecendo que além de trabalhar e desenvolver os serviços já mencionados, a Pasta está em busca de melhorias para a comunidade, procurando auxiliar as pessoas mais vulneráveis, com orientação, apoio e recursos de sobrevivência social para aquelas pessoas que mais necessitam.
.
.
.
.