Educação a distância impõe novos desafios às famílias e aos profissionais da educação
E.M.E. I ARCO-ÍRIS
E.M.E. I ARCO-ÍRIS
Educação a distância impõe novos desafios às famílias e aos profissionais da educação
Iniciamos o Ano Letivo de 2020 com aulas presenciais e no dia 19 de março de 2020 as aulas foram suspensas, pois estamos enfrentando uma Pandêmia em decorrência do novo Coronavírus – COVID 19, para nos cuidarmos, cuidarmos de nosso próximo e preservar a vida.
EIS O GRANDE DESAFIO PARA NÓS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!
Tivemos que nos reorganizar, reinventar, manter o equilíbrio, planejar para que as ações pedagógicas que eram presenciais passaram a ser a distância cheguem até os nossos pequenos.
Os professores estão se desdobrando a meses para realizar um ensino a distancia em uma modalidade que não pede ensino. Como diz o próprio nome EDUCAÇÃO INFANTIL e não ENSINO INFANTIL.
Nessa faixa etária a ação pedagógica é mediada pelo afeto, pelo carinho, pelo olhar cuidadoso e educador, são gestos pensados para acolher e provocar, uma construção que vai do prazer ao saber.
Mas diante dessa nova realidade que estamos vivendo a direção, professores e toda equipe estamos trabalhando planejando sugestões de atividades virtuais para que possamos manter o vinculo com as famílias de nossos pequenos que são a razão de nosso fazer pedagógico.
Com objetivo de minimizar a quebra da rotina e na interação adotamos sugestões de atividades onlaine, grupos criados pelas professoras para mantermos nos interligados e aprendermos juntos.
A interação através das atividades virtuais não é obrigatória nessa modalidade, mas foi criada para enriquecer o universo infantil e acompanhar o desenvolvimento infantil.
Essa aproximação virtual dos professores com as famílias é um momento propício para manter e estreitar vínculos e fortalecer a relação família e escola. Mas devemos considerar que as crianças pequenas aprendem e desenvolvem se brincando prioritariamente, através da mediação do olhar do educador ou adulto.
Queridas crianças! Vocês são a estrela que ilumina a nossa escola! Estamos com saudades! Um abraço de toda equipe de trabalho da EMEI ARCO-ÍRIS!!
Selecione os tipos de cookies que você deseja permitir:
Cookies estritamente necessários (sempre ativos) Estes cookies são essenciais para o funcionamento básico do site e permitem que você navegue pelas páginas e utilize recursos essenciais, como acesso a áreas seguras. Eles não coletam informações pessoais identificáveis e são necessários para garantir a funcionalidade adequada do site.
Cookies de desempenho Estes cookies coletam informações sobre como os visitantes usam o site, como quais páginas são mais visitadas e se ocorrem erros. Eles nos ajudam a melhorar o desempenho do site e a entender como os usuários interagem com ele. As informações coletadas são agregadas e anônimas.
QR Code da página atual
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.