.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta-feira - Horário de Expediente Normal, manhã das 08:09 às 11:30, tarde das 13:30 às 16:45.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 22 de Maio de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Guarani das Missões celebra o 61º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa.

Guarani das Missões celebra o 61º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa.        Neste dia 27 de maio, o município de Guarani das Missõ...


Guarani das Missões celebra o 61º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa.

Guarani das Missões celebra o 61º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa.

       Neste dia 27 de maio, o município de Guarani das Missões, Capital Polonesa dos Gaúchos, completa 61 anos de Emancipação Política- Administrativa. A cada ano a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Turismo juntamente com as Escolas Municipais: E.M.E.F. São José, E.M.E.F. Clemente Soltis, E.M.E.F. Professor Antônio Jaskulski, E.M.E.F. São Estanislau, E.M.E.F. Nossa Senhora Auxiliadora e  a E.M.E.I. Arco-Íris desenvolvem diversas atividades para lembrar este marco no desenvolvimento da comunidade local e regional. No entanto,em função da propagação do novo Coronavírus (Covid-19), estamos comemorando o aniversário do Município de Guarani das Missões, a resgatar o histórico dos Educandários Municipais. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo deseja votos de sucesso a cada munícipe que faz parte da Capital Polonesa dos Gaúchos. Parabéns Guarani das Missões pelos 61 anos de sucesso! A EMEF São José nos 61 anos de Guarani das Missões A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José deve sua existência às Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, congregação fundada por Dom Zygmunt Felinski, em meados de 1857, quando este se deparou com o sofrimento de crianças e idosos abandonados em Petersburgo. Após sua fundação, além de atuar na Rússia, a congregação se fez presente na Polônia, Itália, Ucrânia, Bielorrússia e Brasil. Quando da emancipação do município em 1959, o trabalho conduzido pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria em prol da educação foi bastante significativo, sendo que até 1979 mantinham alunos em regime de internato. Ao longo do tempo, o então Colégio São José passou por várias mudanças no intuito de servir de residência às Irmãs e atender a clientela de alunos. Em 2001, houve a municipalização deste educandário, que passou então a ser uma escola pública, atendendo os alunos na modalidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Seguindo o pensamento das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José prioriza uma educação de qualidade, tendo como filosofia “Despojamento e criatividade, conduzindo à transcendência”, e como objetivo “Educar para a liberdade responsável, para a autenticidade, espírito comunitário, participação e trabalho, senso crítico, aberto ao diálogo, imbuído de princípios democráticos, humanos e cristãos”. Hoje, atendemos 416 alunos, na Educação Infantil (turno integral e parcial) e Ensino Fundamental. E essa educação faz história ao longo dos 61 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Guarani das Missões. Na oportunidade em que comemoramos mais um aniversário de nosso município, queremos contar sempre com o apoio e a colaboração dos pais nesta tão significativa prática de educar, ensinar, amar e conduzir os nossos alunos.

EMEF Clemente Soltis nos 61 anos de Guarani das Missões

No mês de maio, todos os anos, desde a sua fundação a Escola explorava a história e a cultura do povo guaraniense realizando estudos, aulas expositivas, painéis, passeios, entrevistas e comemorações alusivas ao aniversário municipal. Neste ano, porém vivemos uma situação atípica nunca antes enfrentada pelo educandário e que em tempos como hoje em que a Ciência e a Tecnologia são muito evoluídas nunca imaginamos enfrentar,porém  nossos alunos estão em casa, recebendo aulas complementares e sugestivas via Whatsapp.A Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Soltis, no ano em que comemora seus 28 anos de trabalho a serviço da educação, sente-se orgulhosa de fazer parte da história do município; juntamente com toda comunidade escolar agradece a Deus pelo dom da vida e da aprendizagem parabenizando  Guarani das Missões que neste ano comemora seus 61 anos de emancipação política e administrativa.

Pela passagem dos 61 anos de Guarani das Missões desejamos a todos os munícipes votos de felicidades, fé, saúde e paz.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Jaskulski

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Jaskulski, localiza-se na Linha Timbó, interior do Município de Guarani das Missões, cerca de 15 km da Sede do Município. Este educandário iniciou suas atividades no ano de 1916 com o nome de BARTOLOMEU GLAWATSKI, tendo como primeiro Professor o Sr. Antônio Jaskulski. Sendo que a primeira Escola era de madeira e não se tem registros de dados concretos. Foi construída uma escola de alvenaria que em 1956, passou a ser denominada ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTÔNIO JASKULSKI, recebendo este nome porque o Sr. Professor ANTONIO JASKULSKI foi morto injustamente em uma festa realizada na própria Comunidade. Devido ao aumento do número de alunos a escola é ampliada no decorrer dos anos e em maio de 1997 é municipalizada, e também são implantadas todas as séries do ensino fundamental e a educação infantil. A maioria dos alunos é de origem polonesa, filhos de pequenos agricultores, onde a base da economia familiar é a agricultura e a venda do leite. Temos uma clientela que depende do auxílio dos serviços públicos como o transporte escolar, merenda escolar, atendimento médico e odontológico bem como do material escolar. Neste ano de 2020 em que o MUNICÍPIO DE GUARANI DAS MISSÕES comemora 61 anos de Emancipação Político Administrativo, nos sentimos orgulhosos de fazer parte dessa história e certamente continuaremos lutando para tornar a nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO ESTANISLAU - HARMONIA CENTRO

 Sabemos que é pela educação que se impulsiona o desenvolvimento de um povo e a garantia de um futuro melhor. E foi no ano de 1904, quando imigrantes poloneses se estabeleceram na comunidade Santo Estanislau   da   Linha   Harmonia   Centro, Guarani   das   Missões  e num gesto solidário, com recursos próprios e em mutirão construíram o 1° Prédio Escolar, nas terras do sr. Estanislau Rezner, o qual foi feito de madeira, onde hoje se localiza a br – 392 anos depois, em 1928, devido à demanda construíram uma escola maior, feita de pedra. Posteriormente em 1954 foi oficializado a ensino com o Decreto n° 5086, completando atualmente 66 anos de oficialização.                                                                           Escola Hoje A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Estanislau atende  alunos do Pré-Escolar até o 9º ano, oriundos de diversas comunidades vizinhas. Durante as festividades de 61 anos do nosso município, não podemos esquecer daqueles que muito fizeram por nossa escola. A todos que, de uma forma ou outra contribuíram com o desenvolvimento da educação em nossa comunidade escolar, o nosso muito obrigado.                                                       PARABÉNS GUARANI DAS MISSÕES!

Rumos da Educação nesses 61 Anos de Guarani das Missões – EMEF Nossa Senhora Auxiliadora

Há 61 anos atrás a Escola Municipal De Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora era ministrada e orientada pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e a partir de 1974 foram implantadas as series finais do Ensino Fundamental. Ao final do ano de 1991, foram cessadas as atividades escolares da Escola Particular Nossa Senhora Auxiliadora, passando essa a ser gerida pelo município. Nesta época a educação era uma atividade dinâmica dentro da sociedade e a escola uma instituição respeitadíssima. A escola e os professores eram respeitados em qualquer debate. O transporte de alunos era realizado pelo município pelas Kombi’s, e muitos alunos e professores  caminhavam alguns quilômetros para pegar a condução. Na época os professores tinham status de autoridades. Com o passar dos anos tudo foi mudando. O Prédio foi ampliado e a modernidade chegou na escola a qual foi se adequando gradativamente com a aquisição de televisores, computadores, impressoras e tantos outros recursos que passaram a contribuir significativamente no processo ensino aprendizagem do educandário. Atualmente com a redução das famílias na comunidade, a escola teve o número de alunos reduzidos, ocasionando a redução do funcionamento da escola para um turno de trabalho e também a adequação de turmas multisseriadas. Estas estratégias foram implementadas para tornar viável economicamente seu funcionamento e atender a demanda ainda existente na comunidade e comunidades próximas. A evolução dos meios de comunicação alterou de forma expressiva o ritmo e o padrão de vida das pessoas e também do processo ensino aprendizagem nos educandários. Esse avanço tecnológico desencadeou um novo olhar no âmbito da Educação, levando os profissionais a buscar novas estratégias para obter um processo ensino aprendizagem que contemple essa nova realidade. O Mundo diante de uma evolução desenfreada foi subitamente barrado por um fenômeno da natureza, um vírus chamado “COVID 19” que está assolando a humanidade com consequências drásticas no âmbito econômico e social. Este novo contexto com certeza vai marcar a história da Educação, causou suspensão das aulas no âmbito mundial, promovido em virtude do isolamento social, pois a escola é um espaço onde o contato é inevitável, sendo esta uma ação indispensável para diminuir a velocidade da transmissão do vírus. No entanto a escola Nossa Senhora Auxiliadora, teve que buscar orientações e novas ferramentas de tecnologia educacional, como por exemplo as virtuais, para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, com atividades complementares. Todo esse esforço se faz para manter os estudantes em um ritmo de estudo, mesmo estando distantes do espaço físico da escola. Esse tempo de isolamento também oferece às famílias a oportunidade de resgatar seu papel educativo, oferecendo às crianças e aos jovens tempo de estudo em conjunto, de partilha de histórias e cultivo da fraternidade.

Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris

A Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris é uma instituição municipal e está situada na Rua São João, nº 797, centro, município de Guarani das Missões, Subordinada a SMEC – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Guarani das Missões. Desenvolve uma proposta pedagógica, baseada por meio de dois eixos fundamentais “educar e cuidar”, mediada pelo afeto, pelo carinho e pela cumplicidade. Mas este ano estamos vivenciando um ano atípico. Um ano que ficará na história da educação. O coronavírus impactou a escola. Impactou porque as atividades pedagógicas passaram a ser sugestões de atividades a distância. Vivemos em tempos de exceção e esses tempos exigem de nós educadores alguma medida, a reinvenção da educação e da escola. É um processo de experimentação; precisamos ter coragem, romper com certezas presumidas e verdades pressupostas. Tudo passa pelo processo da educação e segundo Augusto Cury “Educar é... contar histórias. Contar histórias é transformar a vida na brincadeira mais séria da sociedade.” Nós da família EMEI Arco-Íris estamos felizes e orgulhosos por fazermos parte da historia da educação do querido município de Guarani das Missões, pois educar e transformar o lugar onde vivemos em melhor lugar do mundo.

PARABÉNS GUARANI DAS MISSÕES PELOS 61 ANOS DE HISTÓRIA!

     

531 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guarani das Missões - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.