NAAB – Núcleo Ampliado a Atenção Básica - Saúde Mental
Como manter a saúde mental durante o isolamento social
A pandemia do novo coronavírus se ...
NAAB – Núcleo Ampliado a Atenção Básica - Saúde Mental
Como manter a saúde mental durante o isolamento social
A pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo mundo e nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Essa situação extrema de enfrentar o confinamento em casa, e com essa mudança repentina dos hábitos diários, não é raro que muita gente tenha apresentado algum desequilíbrio emocional. Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), a incerteza do momento, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social podem agravar ou causar problemas mentais.
Para ajudar a lidar melhor com essa mudança repentina no dia-a-dia, reunimos algumas dicas de especialistas para preservar a saúde mental durante o período de isolamento social.
1.
Estabeleça uma rotina
Ter uma rotina é ótima para nos ajudar a estabelecer prioridades e evitar a sensação de que estamos atropelando tudo e ficando perdidos.
Busque acordar no mesmo horário, realizar todas as refeições de costume e se desligar do trabalho após o fim do expediente.
- Exercite-se
A prática de atividades físicas auxilia nos tratamentos de ansiedade e depressão. Além disso, os exercícios são importantes para a manutenção da nossa imunidade, como explica o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva.
- A saúde mental tem ligação direta com a nossa imunidade. Doenças como depressão e ansiedade podem afetar o nosso sistema imunológico e diminuem a defesa natural que temos em nosso organismo para outras patologias. Com a diminuição da imunidade, podemos ficar mais suscetíveis ao desenvolvimento de outras doenças.
Vou praticar exercícios por que
eu sinto necessidade e vontade de fazer para um bem estar físico e emocional e não por obrigação. Avalie qual tipo de exercício que você mais gosta e faça.
- Medite
Meditar é o saber ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior. Uma boa alternativa seria experimentar a meditação guiada.
- Dedique tempo para se entreter
É importante estabelecer um momento do dia se fazer o que gosta, relaxar e se desligar um pouco. Ler livros, ver filmes, séries e dedicar-se a um hobby são algumas ideias.
- Atenção à qualidade e à quantidade de notícias
A curiosidade por informações pode vir a desencadear uma ansiedade ou estresse. Busque informação apenas de fontes cofiáveis e evite boatos e "fake news" que vão somente causar mais desconforto e aflição.
Uma dica, reduzir a leitura e o noticiário sem ficar checando o celular a todo o momento.
- Converse com a família e amigos
Neste momento, nos conscientizando de ficar em casa, não visitar a família e os amigos ou frequentar bares e festas, manter o contato com outras pessoas é fundamental. Procure ligar para os mais próximos, conversar por aplicativos de mensagens ou até mesmo por vídeo chamada. Agora, é muito importante conferir se todos estão bem, trocar experiências e oferecer apoio para quem precisa. Manter contato nos faz sentir menos sozinhos.
- Alimente-se corretamente
Aproveite o tempo livre para cozinhar mais e comer alimentos mais saudáveis. Quando estamos estressados tendemos a consumir alimentos que trazem um certo conforto. Então, não damos atenção aos bons alimentos que podem nos ajudar na concentração e disposição. Isso não quer dizer que nunca podemos consumir esses alimentos de conforto, mas é importante dar atenção também aos alimentos que nos dão mais disposição e energia.
- Durma bem
Dormir a quantidade necessária de horas diárias ajuda a melhorar nossa imunidade. Aproveite este momento para dormir bem e descansar o seu corpo. Evite desregular seu horário de sono ou dormir mais do que o necessário. A rotina caseira pode acabar desregulando os horários e nos fazer passar madrugadas ligados na TV ou no celular. Estabeleça horário para deitar, apague as luzes e desligue todos os eletrônicos.
Observação Importante
Seguir as recomendações das autoridades médicas, como lavar as mãos, higienizar alimentos, e quando indicado, manter o isolamento social dentro de casa, se faz necessário para juntos vencermos essa Pandemia Mundial.
VAMOS FICAR EM CASA.