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E.M.E.I. Arco-Íris Vivência Período de Adaptação

Para nós educadores que vivenciamos a entrada de crianças pequenas na escola, podemos dizer que esta é uma etapa singular na vida delas, principalmente, porque essa será a primeira grande situação de ...


E.M.E.I. Arco-Íris Vivência Período de Adaptação

Para nós educadores que vivenciamos a entrada de crianças pequenas na escola, podemos dizer que esta é uma etapa singular na vida delas, principalmente, porque essa será a primeira grande situação de ampliação do convívio social. Esse período que chamamos de período de adaptação, deve ser o tempo necessário para que a criança desenvolva um sentimento de confiança em relação aos educadores, conheça e aceite a escola e sinta-se segura para afastar-se da família. Esse período pode ser mais longo ou mais breve, mas é vivido por todas as crianças e também pelas pessoas envolvidas nesse processo: pais, educadores, monitores e atendentes de creche. A escola oferece  às criança inúmeros atrativos que vão lhe interessar, principalmente, porque, nessa faixa etária, a curiosidade é uma constante em relação a tudo o que cerca. Mas, ao mesmo tempo, a escola será um local onde a criança deverá permanecer sem a presença dos familiares, onde ela irá conviver com outras crianças, repartir atenções e objetos. Surgem, nesse momento sentimentos de desconforto, que a criança manifesta de inúmeras maneiras. A primeira reação do ser humano é chorar. E, para muitas crianças, a chegada ao ambiente escolar provoca essa reação, que não deve ser banalizada. O choro deve ser acolhido, respeitado. Esse período é marcado por insegurança e ansiedade e não se restringe somente às crianças, mas a seus familiares e a todos os envolvidos. Lembrando que a despedida não deve ser um momento de qualquer distração da criança e sair sem se despedir, porque, ao se perceber sozinha, a criança sente-se abandonada. Por isso a despedida, mesmo que regada a lágrimas e abraços apertados, precisa acontecer. No lugar de uma pequena fuga, é preferível um posicionamento honesto e claro, como: ”Agora vou trabalhar enquanto você fica aqui na escola brincando e aprendendo, depois volto para buscar você.” Isso transmite verdade e segurança. “OS EDUCADORES ACOLHEM, VALORIZAM E AMPLIAM A CURIOSIDADE, AS EXPLORAÇÕES, AS PROPOSTAS DAS CRIANÇAS E CRIAM OCASIÕES DE APRENDIZAGEM PARA FAVORECER A ORGANIZAÇÃO DE TUDO AQUILO QUE AS CRIANÇAS VÃO DESCOBRINDO.”                                                                                              (ITÁLIA, 2012, P.18)

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